Sicoob Central MT/MS completa 23 anos

Neste mês de abril o Sicoob Central MT/MS celebra 23 anos com resultados positivos: a maior central de cooperativas financeiras do Estado cresceu, com ênfase para o aumento em 49% nos depósitos totais e em 542% nas sobras, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, apenas no último ano.
Wilson José da Silva, integrante da primeira diretoria da Central, quando ainda se chamava Cecremat (Central de Crédito de Mato Grosso), conta que no início dos trabalhos não se imaginava que o projeto iria crescer tanto.
“Passamos por um período difícil durante a Ditadura e muitas cooperativas fecharam. Na década de 90 começaram a perceber o diferencial das cooperativas financeiras e por isso tivemos essa retomada. Sou muito feliz por fazer parte do sistema e por ter contribuído para o que ele é hoje, forte e consolidado”.
Outro destaque nesses 23 anos de história está a conquista da sede própria e esse crescimento ocorreu por causa de um amadurecimento na gestão da Central, com qualificação dos profissionais, investimentos em infraestrutura e contratação de diretores executivos que propuseram novas formas de desenvolver as cooperativas. No novo do Sicoob Central MT/MS foram planejadas metas para 2020, com campanhas com metas coletivas e individuais para as filiadas.
“Quando comecei a ter contato com a Central, em 1998, éramos apenas uma sala em um prédio comercial na avenida Fernando Corrêa. Hoje temos sede própria, com estrutura para realizar treinamentos e estacionamento. O nosso grande mote é continuar expandindo o Sicoob e chegar aos municípios e ajudar as pessoas a se desenvolverem conosco”, enfatiza a atual presidente do Sicoob Central MT/MS, Aifa Naomi.
Sobre Cooperativas
Apesar de terem surgido no Brasil no início dos anos 1900, as cooperativas financeiras foram ganhar força na década de 1990, com a volta da permissão para a abertura de novas agências. Nesse contexto, surge em 1994, o Sicoob Central MT/MS para congregar o Sicoob em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.