Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
Sistema OCB/MT investe na formação de aprendizes
No dia 25 de setembro, o Sistema OCB-Sescoop/MT promoveu o ‘IV Encontro de Jovens do Programa Aprendiz Cooperativo’, com o objetivo de proporcionar a reflexão sobre o contexto social, compartilhar experiências e fortalecer a responsabilidade profissional na cooperativa.
O evento, que foi realizado na sede do Sistema em Cuiabá (MT) contou com a oficina “Tecendo Valor Compartilhado - Estratégias para Transformar Criatividade em Ação”, ministrada pela Terapeuta Ocupacional e Especialista em Arteterapia, Lindalva Almeida, que apresentou a oficina “Mandala de Fios” com o foco em desenvolver habilidades que atendam as demandas do universo corporativo. “Essas atividades que desenvolvemos com os jovens estimula a criatividade através do trabalho artístico, que permite o conhecimento do participante de forma integral, onde eles passam a analisar, experimentar, planejar, executar, refletir e apresentar seus resultados para que assim esses adolescentes possam se preparar para lidar com situações adversas no cotidiano e principalmente dentro do ambiente cooperativista”, ressalta Lindalva.
Participaram do projeto, jovens integrantes de cooperativas de Cuiabá e Várzea Grande, que foram divididos em duas turmas, a primeira equipe participou das atividades das 8h00 às 11h30, e o segundo grupo das 14h00 às 17h00.
O aprendiz cooperativo Webmaster Marques Desani de 16 anos, representante da Sicredi Sudoeste, falou sobre a importância destas ações para a formação do futuro profissional. “Com o trabalho tecendo as mandalas, pude expressar minha personalidade, através das formas e das cores, essa criatividade contribui para nosso crescimento no dia-a-dia e no trabalho”, destacou Webmaster.
Executado pelo Sistema OCB/MT, através do Sescoop/MT, desde 2008, o Programa Jovem Aprendiz já beneficiou mais de 800 jovens, em mais de 20 cooperativas de diversos ramos. A proposta do Programa é prepará-los para o mercado de trabalho em um ambiente cooperativista, e contribuir com a formação profissional e na promoção social de pessoas ligadas ao cooperativismo.