Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
Sistema OCB prepara documentos para orientar presidenciáveis
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e a gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras, Tânia Zanella, se reuniram no dia 15 de julho, na sede da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, com representantes da Academia Nacional da Agricultura e com as principais lideranças do agronegócio e da agropecuária brasileira.
A intenção da reunião foi avaliar, discutir e concluir a elaboração da última versão do Plano de Governo, um documento que será entregue aos principais candidatos à Presidência da República, contendo as demandas do setor agropecuário brasileiro.
A expectativa do grupo de trabalho é de que o documento seja entregue aos presidenciáveis no dia 4 de agosto, durante um dos eventos mais importantes do país, voltados à agropecuária nacional: o Congresso Brasileiro do Agronegócio, realizado pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), com apoio do Sistema OCB.
COOPERATIVISMO – As demandas do setor cooperativista também estão sendo agrupadas em um documento similar, pelo Sistema OCB, com a intenção de subsidiar o vencedor das eleições de outubro na sua plataforma de governo. É o projeto “Propostas do Sistema OCB aos Presidenciáveis”. Ele reúne as necessidades dos 13 ramos do cooperativismo em três macrotemas: Segurança Jurídica, Financiamentos Públicos e Competitividade. A previsão é de que o documento seja entregue aos candidatos, individualmente, a partir de agosto.
CARTILHA – E por falar em eleições, o Sistema OCB acaba de divulgar a cartilha Cooperativismo e Eleições – 2014, com a intenção de ajudar o cooperado brasileiro a escolher com sabedoria o seu representante.
O material foi disponibilizado em meio digital às unidades estaduais para encaminhamento às cooperativas. A publicação está disponível para DOWNLOAD no site da entidade.
De acordo com o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a publicação ressalta como as sociedades cooperativas podem contribuir no processo de orientação aos associados em relação à participação efetiva dos cooperados nas eleições.
“Nós, como cooperativistas e integrantes de um movimento social organizado, teremos, mais uma vez, a oportunidade de vivenciar o processo democrático, assim como já praticamos diariamente em nossas sociedades cooperativas. Da mesma forma como no cooperativismo, nas eleições, cada pessoa tem direito a um voto, e para exercê-lo, é preciso conhecer, além das normas eleitorais, a trajetória política dos seus candidatos e saber do seu real compromisso com as causas cooperativistas”, comenta Márcio Freitas.
CONTEÚDO – A primeira parte do documento é composta por capítulos que trazem informações a respeito do papel do cidadão; a importância do voto, o prejuízo de se votar em branco ou nulo; a escolha do candidato; e os principais números do Congresso Nacional, envolvendo o cooperativismo, entre os anos de 2011 e 2014, dentre eles: mais de R$ 1 bilhão economizado por cooperativas, resultado do trabalho intenso do Sistema OCB no sentido de propor e de adequar normativos às necessidades do setor.
Na segunda parte, o cooperativista tem acesso ao calendário e às regras eleitorais de 2014, detalhando como as cooperativas podem participar do momento político-eleitoral, o que podem e o que não podem fazer.
COOPERATIVISMO – Por fim, na terceira parte da publicação, o cooperado poderá ler sobre a atuação política das sociedades cooperativas, sobre como participar das eleições, como fazer uma doação para a campanha, o papel da justiça eleitoral e a participação da OCB e suas unidades estaduais no processo eleitoral. Em seguida o leitor encontra links para acessar a legislação pertinente sobre o conteúdo abordado na cartilha.