Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
Sistema Uniodonto completa 37 anos e a singular MT comemora projeção nacional
Vencidas as dificuldades do início, a cooperativa Uniodonto-MT dá um salto de qualidade e quantidade. “Tínhamos um universo de 40 mil usuários e ultrapassamos a marca de 55 mil nos primeiros 12 meses de gestão”. Para conquistar esses resultados, a presidente lembra que vários setores da Uniodonto-MT foram modificados com processo de profissionalização da gestão, valorização do material humano, elaboração de plano estratégico. “Conseguimos trabalhar e crescer em cima do reconhecimento que a cooperativa tem”, disse a atual presidente Christiane Raso Tafuri. Ao assumir, em março 2008, ela arregaçou as mangas, focando a ação no cooperado o que diferencia bastante no sistema cooperativista é que os usuários são atendidos pelos donos da empresa. Isso em termos de qualidade faz uma grande diferença
A Uniodonto é a maior cooperativa odontológica do mundo. “No Brasil temos 2,3 milhões de usuários. Uma participação significante no atendimento da saúde suplementar. São 130 cooperativas, nove federações e uma central nacional, agregando 22 mil dentistas”, informou Christiane, acrescentando que isso é um grande diferencial porque a Uniodonto consegue oferecer atendimento ao usuário em todo território nacional.
A Uniodonto comemora o fato de ser um sistema de sucesso. “Temos consciência que o reconhecimento do mercado se deve a nossa qualidade de atendimento prestada durante esses 37 anos”, observou. Contudo, o sistema ainda tem muito a crescer. E a singular MT também. Ela entende que 2010 será um ano de muito trabalho, mas que deverá ser um ano melhor do que 2009, com maior segurança. Ao mesmo tempo fica alerta com as mudanças que poderão ocorrer no mercado e as dificuldades de atender a Agência Nacional de Saúde.
A presidente da Uniodonto também participa de discussões nacionais do ramo saúde. No dia 16 de setembro ela esteve em Brasília. “A mensagem passada pela Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) aos órgãos de controle foi a cobrança de um olhar mais atento às particularidades das cooperativas do ramo de saúde’, afirma. Nesse último evento foram realizados vários questionamentos e debates, como o adequado tratamento tributário, a imposição da ANS na mudança dos estatuto das cooperativas , classificação e características dos planos privados de assistência à saúde.
“Temos uma atuação pautada na realidade. Planejamos continuar aumentando os recursos e o ritmo de trabalho com a responsabilidade e entendimento de que estão sujeitos as oscilações. Esperamos um aumento de investimento em Cuiabá em virtude dos jogos da Copa de 2014 e estaremos preparados para crescer junto com a cidade. Compartilho esse crescimento com a OCB-MT porque temos um apoio muito grande do Dr. Onofre (presidente da instituição), que sempre tem participado das ações, das discussões de forma ativa dentro da Frencoop. Essa parceria com a OCB-MT nos fortalece”.