Unimed Cuiabá parabeniza Capital com livro

Unimed Cuiabá parabeniza Capital com livro

 

Cuiabá completa 299 anos neste mês de abril e nada melhor do que reviver sua história contada pelos próprios moradores, aqueles mais antigos que trazem consigo memórias que não podem se perder, afinal uma cidade é feita de lembranças.

Além disso, vale ressaltar que o estímulo à memória dos idosos é ótima atividade para exercitar o cérebro, uma eficiente fórmula para prevenção de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

E foi pensando em valorizar a história de Cuiabá e cuidar dos mais antigos que a Unimed Cuiabá resolveu lançar o projeto “Terapia de Lembranças”, um livro de fotografias antigas que homenageia a capital mato-grossense em seu mês de aniversário. Relembrar a antiga Prainha e seu córrego a céu aberto, as imagens da velha Avenida Getúlio Vargas, igrejas tradicionais em seus charmosos traços originais, é o que se pode encontrar no livro.

As fotografias são instrumentos poderosos de estimulação cognitiva. O livro foi idealizado como forma de proporcionar um momento de convívio e de trazer à tona memórias e histórias que vão se eternizar juntamente com a história da nossa cidade. Serve como um exercício ao cérebro para prevenção às doenças neurodegenerativas, que normalmente atingem pessoas acima de 60 anos. Os que foram acometidos por tais enfermidades também podem interagir com o material, afim de preservar as partes intactas do intelecto contra a deterioração.

O presidente da Unimed Cuiabá, Rubens de Oliveira Júnior, explica que a cooperativa tem ciência de todo o poder que o tempo exerce e foi por isso que a Unimed Cuiabá, que atua com políticas de valorização das pessoas da melhor idade (acima de 60 anos) por meio do programa de Medicina Preventiva Viver Melhor, lança neste abril de 2018, teve a ideia de lançar no mês em que se comemora o aniversário de 299 anos de Cuiabá, o projeto “Terapia de Lembranças”.

“Esperamos utilizar a rica história de nossa cidade para estimular cognitivamente a memória dos moradores mais antigos, nossos clientes com mais de 60 anos. Além de ser também uma forma de demonstrar todo carinho que a Unimed Cuiabá tem pela capital quase tricentenária”, explica o presidente da Unimed Cuiabá, Rubens de Oliveira Júnior.

A doutora Waltyane Poussan, especialista em geriatria, explica que além do estímulo, é necessário destacar a forma como o projeto “Terapia de Lembranças” é trabalhado. As doenças neurodegenerativas são alvo de preconceito devido as incapacidades geradas pela morte de células cerebrais que refletem na baixa autoestima dos idosos.

“Assim surgiu a pergunta: como eliminar sintomas de depressão e vergonha sem expor as pessoas? Que tal folhear o livro junto com os pais ou avós idosos, fazendo-os lembrarem de fatos, pessoas e sensações vividas? Ou mesmo utilizá-lo como estímulo para que contem histórias ou descrevam o dia a dia de suas mocidades? As possibilidades são muitas, basta que estejamos dispostos a dedicar um tempo a essa volta ao passado”, sugere a médica.

O lançamento ocorre no dia 05 de abril, às 17h, na sede da Unimed Cuiabá. A tiragem é limitada. Os clientes Unimed interessados em adquirir um exemplar podem fazer a solicitação do livro por meio do site www.terapiadelembrancas.com.br e, após a confirmação do cadastro, poderão buscar o exemplar na sede administrativa da Unimed Cuiabá, na Rua Barão de Melgaço, 2713, no setor de relacionamento.

 

 

Conteúdos Relacionados