Vencedoras do Prêmio Excelência visitam Embraer

Assessoria OCB/MT

EMBRAER

Visita de benchmarking

 
Cooperativas de Mato Grosso brilharam em 2015 e subiram seis vezes ao palco para receber troféus do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão (ciclo 2015/2016) da categoria Ouro, Prata, Bronze e a nova categoria Melhoria Continuada.  Disputaram os troféus 32 cooperativas de todo país. As Cooperativas Premiadas foram: Sicredi Noroeste MT - Categoria Ouro; Sicredi Sudoeste MT, Sicredi Norte MT e Sicredi Celeiro, Categoria Prata; Sicredi Sul, Categoria Bronze e Sicredi Sudoeste MT, troféu na Modalidade Melhoria Continuada.

Visando qualificar e melhorar as práticas de governança e gestão das cooperativas mato-grossenses, o Sistema OCB/MT, através do Sescoop/MT, proporciona às cooperativas premiadas em 2015, uma visita de benchmarking à Embraer -  conglomerado transnacional brasileiro fabricante de aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares. A Embraer foi à empresa premiada no PNQ 2014 pela FNQ - Fundação Nacional da Qualidade - como referência em excelência de gestão. Sua sede é em São José dos Campos – SP.

O benchmarking é o processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos. Assim a programação contou com abordagens do Programa de Excelência implementado na Embraer desde 2007; os desdobramentos de metas de excelência; o desenvolvimento da liderança Lean - onde preconiza que ‘para mudar a empresa, você também precisa mudar’; a aplicação do Lean Office – que é a integração da melhoria contínua para toda a Empresa, e  o Lean Development - uma metodologia que tem o objetivo de aumentar a qualidade e eliminar desperdícios. 

“A proposta do Sescoop/MT é a disseminação de boas práticas de governança e gestão com base nos conceitos abordados pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. Esse é o modelo referencial para as ações propostas para o cooperativismo mato-grossense”, pontua a Analista de Monitoramento do Sistema OCB-MT, Georgeana Caldas Siles, que coordenou a viagem técnica. “A proposta é conhecer as melhores práticas de Gestão realizadas pela Embraer, além de trazer para nossa Organização possíveis novos modelos de atuação e posicionamento estratégico”, complementa.

O Programa de visitas que acontece em parceria com organizações reconhecidas no Prêmio Nacional da Qualidade para troca de experiências na aplicação dos Fundamentos e Critérios de Excelência e tem por objetivo sensibilizar organizações para a adoção de sistemas de gestão baseados no Modelo de Excelência da Gestão.

A visita de benchmarking realizada no dia 24 de novembro, e contou com a participação do Vice Presidente Sicredi Sudoeste MT, João Carlos de Oliveira; do Diretor de Operações Sicredi Norte MT, Edilson Mancine; do Diretor Executivo Sicred Celeiro MT, Marcio Luiz de Abreu; do Diretor Executivo Sicredi Sul MT, Danilo Batistela Vicentim; e Assessor de Programas Sociais da Sicredi Noroeste MT, Eber Silva Ostemberg.

Conteúdos Relacionados