Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
Volta às aulas com arte
Para quem acaba de deixar a casa dos pais para estudar, nada melhor do que uma recepção calorosa, com muitas gargalhadas sob a batuta da dupla Nico e Lau. Foi o que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 01/02, na abertura do ano letivo no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso no Campus da Serra de São Vicente, BR 364. Quando a equipe da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB-MT)/Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso (Sescoop-MT) chegou, moças e rapazes ainda estavam desfazendo as malas e se acomodando nos pavilhões da escola. Aos poucos, o gelo foi quebrando e a tribo se inteirando da novidade do dia.
O presidente da OCB-MT, Onofre Cezário de Souza Filho explicou que a instituição trabalha com cooperativismo, com ser humano para que ele não seja explorado por outro ser humano, mas que seja inteligente financeiramente, politicamente e tenha um bom desempenho em sociedade. “É isso que a cooperativa faz, são os princípios do cooperativismo. Os jovens têm que saber o que é uma cooperativa, como funciona, porque no futuro vocês vão ter de desenvolver a sociedade e as responsabilidades do negócio. Nesse objetivo é que fazemos esses eventos também, além do aspecto cultural'.
Por sua vez, o superintendente da instituição Adair Mazzotti destacou que é uma oportunidade que as duas casas do cooperativismo de Mato Grosso têm de trazer a cultura mato-grossense, valorizando os nossos artistas. Procurando também com essa proposta além do aspecto cultural do entretenimento valorizar a integração de cada um dos membros que compõe o nosso cooperativismo. A escola tem a cooperativa dos alunos onde recebem informações sobre a participação, aprendizado para quando deixarem a escola e se transformarem em donos ou futuros profissionais de cooperativa.
O deputado federal Valtenir Pereira, que visitava a escola, informou sobre recursos financeiros que destinou para os campi da instituição: laboratório de informática para Campo Verde e um micro ônibus para São Vicente. Colaborou com uma emenda de R$ 800 mil para abertura de um núcleo avançado na cidade de Jaciara. E a unidade de Barão de Melgaço contará com mais 300 mil em investimentos. Anunciou ainda que a BR 364/163 de Rondonópolis a Cuiabá/Posto Gil já tem R$ 1 bilhão reservado no Programa de Aceleração do Crescimento. E que o início das obras provavelmente ainda para este ano.
O diretor geral da instituição de ensino Leone Covali enfatizou que a aproximação com as casas do cooperativismo foi muito importante, por causa da cooperativa da escola, que também tem essa prerrogativa de trazer cultura, entretenimento e arte. “Quando nós ficamos sabendo dessa aproximação com a OCB-MT, ampliamos o convite para os assentamentos da região. Essa função social é também de educação”. O instituto conta hoje com 1300 alunos distribuídos em São Vicente, Campo Verde e Jaciara. Há cursos de Agronomia, Zootecnia, Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, técnico em agropecuária, informática e licenciatura em Ciências da Natureza (Jaciara). Pós-graduação: Educação do Campo e Manejo e Gestão da Cultura do Algodão.