Cooperativistas discutem planejamento estratégico do Sistema OCB-MT

Cooperativistas de Mato Grosso participaram no início de outubro, em Cuiabá, do III Seminário de Planejamento Estratégico Estadual. O encontro propôs ações para superar os desafios do cooperativismo no estado, além de proporcionar às cooperativas a discussão e participação no planejamento da instituição. A iniciativa do Sistema OCB-MT apresenta um modelo de governança, que é capaz de perceber oportunidades, promover a inovação e crescer com conhecimento e segurança, definindo as estratégias que darão ao cooperativismo a visão global e a alavancagem necessárias para o desenvolvimento do negócio.

O evento contou com a participação do Sistema OCB, através da participação do assessor da presidência, Maurício Landi, que apresentou o planejamento da OCB Nacional, bem como da assessora de Gestão Estratégica da unidade nacional, Karla Oliveira, que apresentou as diretrizes do Planejamento Estratégico Nacional. Essa participação tem acontecido nas unidades estaduais que estão revisando os planejamentos. O objetivo, segundo a assessora de Gestão Estratégica da unidade nacional, Karla Oliveira, é garantir a consolidação de uma agenda estratégica para 2013 alinhada às prioridades do Sistema. “Nossa intenção ao propor que as UEs revisitem o planejamento estratégico primeiramente é de que este trabalho gere os insumos necessários para que as unidades priorizem as iniciativas que serão propostas para 2013, alinhadas aos direcionadores estratégicos”, explica Karla. Os trabalhos foram conduzidos pelo instrutor Sérgio Cordioli, atua como moderador autônomo em processos participativos no Brasil, Alemanha e Angola. Cordioli trabalhou os princípios do Enfoque Participativo, compostos por um conjunto de instrumentos desenvolvidos com a finalidade de facilitar o processo de comunicação interna, com foco em elementos básicos de moderação, visualização, problematização, trabalho em grupo, etc. “As discussões em conjunto melhoram a capacidade e a competência dos participantes em identificar e elencar os objetivos das cooperativas. Isso reflete no desenvolvimento de todo o setor”, afirmou Cordioli.  

Para o gerente geral do Sescoop-MT, Giancarllo Ferreira de Vasconcelos, o evento alinhamento define o papel e o posicionamento estratégico necessário para fortalecer e sustentar o crescimento das cooperativas. “Este evento vem reforçar o papel de cada instituição dentro do processo de evolução - do alinhamento da OCB-MT em atuar em uma esfera mais política e representativa; do SESCOOP-MT em atuar na formação, qualificação profissional e promoção social dos dirigentes, cooperados e funcionários; e das cooperativas em demandarem ações por ramos visando ganho de escala de representatividade e de qualificação.”, afirmou Giancarllo. Ainda segundo o gerente geral, a participação dos representantes das principais cooperativas do estado fortaleceram o cooperativismo, tratando de estratégias que ampliam a capacidade de crescimento por Ramo. “O fato de se trabalhar o Ramo promove a capacidade de trabalhar com os recursos para ganho de escala. Utilizar recursos e eventos que podem ser compartilhados com outras cooperativas ou até mesmo dentro do ramo cria sinergia sistêmica e potencializa ações de qualificação e formação profissional. Enquanto papel político e estratégico de representação, a OCB-MT fica fortalecida com as definições de foco institucional e o SESCOOP-MT canaliza os eventos e projetos de formação profissional alinhados com os ramos para ampliar a profissionalização”, destaca Giancarllo.

Entre os objetivos do Sistema OCB-MT, está a evolução constante e a ampliação da atuações da cooperativas no MT, Brasil  e mesmo no exterior nos próximos 10 anos. Para o presidente da OCB/Sescoop-MT, Onofre Cezário de Souza Filho, a inter cooperação e o estreitamento de relações da instituição e das cooperativas é primordial nesse processo de crescimento. “Trabalhar em conjunto, com ações que fortaleçam o cooperativismo em sua gestão econômica e social, é o que traz o desenvolvimento sólido do negócio”,  afirmou Onofre em seu discurso de encerramento do evento.

Ascom OCB/Sescoop-MT
A assessora de Gestão Estratégica da unidade nacional, Karla Tadeu, apresentou as diretrizes do Planejamento Estratégico Nacional.

 

Ascom OCB/Sescoop-MT
Grupos debatem ações de melhorias para os próximos anos.

 

 

 

Conteúdos Relacionados