Featured

Palestra sobre Compliance e Integridade reforça a importância da conformidade nas cooperativas mato-grossenses

  • Artigos em destaque na home: Artigo Principal

Evento virtual contou com a participação de mais de 80 pessoas e destacou a governança como pilar para a sustentabilidade e longevidade do setor.

Em um cenário cada vez mais pautado pela transparência e ética, o Sistema OCB/MT, em parceria com o Sistema OCB Nacional, promoveu nesta segunda-feira, 18 de agosto, uma palestra virtual sobre Compliance e Integridade. O evento, conduzido pela consultora de Compliance, Riscos e Auditoria Interna, Érika Andrade, teve como objetivo capacitar e conscientizar as cooperativas mato-grossenses sobre a relevância de programas de conformidade. A iniciativa contou com a participação de mais de 80 pessoas.

O superintendente do Sistema OCB/MT, Frederico Azevedo, reforçou a relevância do tema para o setor. "O compliance é um pilar fundamental para a saúde e a longevidade das nossas cooperativas. Ele nos ajuda a construir uma cultura de ética e transparência, elementos essenciais para a governança e a confiança dos nossos cooperados e da sociedade em geral. Estar em conformidade é um diferencial competitivo que agrega valor e protege nosso modelo de negócio", afirmou.

A palestra abrangeu desde o histórico do compliance no Brasil, destacando a Lei de Anticorrupção de 2013, até os benefícios tangíveis de um programa de conformidade, como a mitigação de riscos reputacionais, jurídicos e financeiros, além dos riscos significativos de não estar em conformidade. A consultora também detalhou as sanções previstas em lei para empresas que não cumprem as normas, como o perdimento de bens, direitos e a suspensão parcial ou total das atividades.

Érika Andrade apresentou os 10 pilares essenciais para um programa de compliance efetivo, enfatizando que a estrutura deve ser adaptada ao perfil e às necessidades de cada cooperativa. Ela também abordou as regulamentações específicas que regem diferentes segmentos, como as cooperativas de crédito, saúde e agronegócio, destacando a importância da conformidade em cada área.

Em sua apresentação, a especialista também mostrou a jornada de sucesso para a implantação do programa de compliance, destacando o papel essencial da alta direção nesse processo. Segundo Érika, o engajamento e o comprometimento dos líderes são indispensáveis para que o programa seja eficaz e se integre de fato à cultura organizacional.

O evento proporcionou às cooperativas mato-grossenses orientações valiosas sobre como fortalecer suas práticas de governança, garantindo um futuro mais seguro e transparente para o cooperativismo no estado. Érika Andrade ressaltou que estar em compliance não é apenas uma obrigação legal, mas uma estratégia inteligente para assegurar a sustentabilidade e a credibilidade das organizações.

Programa Compliance

O Sistema OCB/MT está disponibilizando a Solução Compliance e Intengridade para as cooperativas registradas e regulares que estejam participando do diagnóstico de Governança e Gestão. O objetivo é auxiliar as cooperativas na estruturação de um programa de Compliance eficaz, protegendo o negócio e promovendo a ética e a transparência.

Para mais informações, é só entrar em contato diretamente com a Coordenação de Autogestão do Sistema OCB/MT.

Conteúdos Relacionados