Sistema OCB/MT impulsiona gestão de cooperativas educacionais com início das práticas assistidas do Programa Educoop
Featured

Sistema OCB/MT impulsiona gestão de cooperativas educacionais com início das práticas assistidas do Programa Educoop

  • Artigos em destaque na home: Artigo Principal

Iniciativa exclusiva de Mato Grosso entra em fase decisiva em 2026, focando no aprimoramento da governança e inovação pedagógica de seis cooperativas do estado.

O ano letivo de 2026 começou com um ritmo intenso de profissionalização para as cooperativas educacionais de Mato Grosso. O Educoop – Planejamento Estratégico e Governança, programa pioneiro e exclusivo do Sistema OCB/MT, deu início neste bimestre (janeiro e fevereiro) à etapa de práticas assistidas.

Após um 2025 dedicado ao diagnóstico situacional, coleta de dados e ciclos de palestras, o programa agora mergulha no cotidiano das instituições para transformar teoria em eficiência operacional. O objetivo é claro: fortalecer as rotinas de Governança, Gestão, RH e Pedagógico, garantindo a sustentabilidade do negócio cooperativo.

Nesta fase, as cooperativas recebem acompanhamento direto para aplicar os conhecimentos adquiridos em temas críticos, como Gestão Financeira, Planejamento de Educação Tecnológica e a aplicação de Inteligência Artificial no ensino. O processo inclui a análise técnica das entregas de cada unidade, garantindo que as melhorias sejam implementadas de forma personalizada. 

Para a analista de Desenvolvimento de Cooperativas, Juracy Amorim, o Educoop é um divisor de águas para o setor no estado.

"O Educoop foi desenhado para entender as particularidades das nossas cooperativas educacionais e oferecer ferramentas reais de desempenho. Ao iniciarmos as práticas assistidas agora em 2026, estamos consolidando um modelo de gestão que une a doutrina cooperativista à alta performance educacional, por meio da intercooperação com a Cooperconcordia realizamos todo processo de capacitação da governança. gestão e equipe docente. Nossa meta é que essas cooperativas sejam além de excelentes escolas, modelos de negócios sustentáveis e inovadores", afirma Juracy.

As cooperativas que demonstrarem engajamento efetivo e evolução nos indicadores de desempenho terão a oportunidade de participar de duas importantes missões técnicas em 2026: a Bett Brasil, em São Paulo (SP), maior evento de educação e tecnologia da América Latina, e uma visita à Cooperconcórdia, em Santa Rosa (RS), referência em intercooperação e gestão escolar.

O sucesso do programa fundamenta-se em um diagnóstico robusto dividido em quatro etapas, que inclui desde a análise de estatutos e balanços até o cruzamento de dados do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas). Com as 10 palestras formativas concluídas, as cooperativas agora possuem o embasamento necessário para modernizar seus Regimentos e Planos Pedagógicos, preparando-se para os desafios do mercado educacional contemporâneo.

Nesta primeira edição, nosso time rodou 3027 km para levar o Educoop às seis cooperativas participantes: Coopersino (Sinop), Cooperar (Cuiabá), Cepel (Pontes e Lacerda), Coopema (Barra do Garças), Educanobres (Nobres) e Coopercamp (Campo Verde).

Conteúdos Relacionados